Criar um site gratuito: vale a pena?


Ao longo dos anos, as ferramentas que permitem criar um site de forma independente e estar online sem gastar um euro multiplicaram-se de forma incrível, em muitas, quase todas as ferramentas, permitem a criação de uma página de demonstração com sistemas de arrastar e soltar e um serviço de hospedagem gratuito, com um subdomínio, mysite.wix.it, oferecido pelo Wix.

Serviços de personalização ruins

Na maioria dos casos a personalização permitida por essas ferramentas é quase nula, havendo a possibilidade de escolher um dos temas livres, modificar textos e imagens e pouco mais. Portanto, será impossível sair da multidão e afirmar sua marca online posicionando-se de forma adequada no coração do público.

Site não é rápido

Na maioria dos casos, o site não será rápido e ágil, porque estará mal otimizado e porque a hospedagem em que se baseia, devido ao seu baixo desempenho (sendo gratuita), não fornece os recursos necessários para melhor administrar o seu site.

SEO e otimização quase impossíveis

Sem fazer SEO você fica praticamente invisível para o mundo online e com as ferramentas online gratuitas as possibilidades de otimização para os motores de busca são realmente limitadas. Você pode inserir a meta título, a meta descrição, KWS e pouco mais, muito pouco em comparação com todas as possibilidades que os sites profissionais oferecem.

Anúncios

Para permitir que você ofereça seu site gratuitamente, as várias ferramentas de site gratuito colocam anúncios em seu site. Uma das coisas mais odiosas, especialmente se com este site você deseja apresentar o seu negócio online.

Criando sites gratuitos: os possíveis prós

Os profissionais dessa escolha são, na verdade, os únicos que oferecem essas plataformas. Facilidade de uso (sites podem ser criados, para melhor ou pior, por qualquer pessoa) e gasto para a criação do site igual a 0, senão o tempo para entender como funciona a ferramenta e o que mudar.

Sites grátis: vamos resumir

Com um site profissional terá à sua disposição um gráfico desenhado de acordo com as orientações da sua marca, estudado e desenhado por um especialista, para permitir uma excelente experiência ao utilizador. Será possível aumentar sua presença online com a possibilidade de otimizações de SEO muito mais poderosas do que as ferramentas gratuitas podem fazer.

Concluindo, podemos dizer que a criação de um site gratuito para sua empresa com ferramentas gratuitas é absolutamente desaconselhável, é lógico que isso também se aplica ao e-commerce, ainda mais complexo na sua criação. Recomendamos essas ferramentas apenas para aqueles que desejam criar uma página inicial online (talvez seu próprio blog) para ter uma primeira ideia do que é o mundo da Internet e as muitas vantagens que ele pode trazer.

Você está começando seu novo negócio e a primeira coisa a pensar é criar um site e estar presente na Internet. Não pense em criar um site de graça. Talvez seja a pior das soluções. Hoje em dia, se quiser crescer, tem a obrigação de desenvolver um site empresarial ou uma página onde possa colocar o seu e-commerce. Não é uma imposição.

Você sabe que a decisão final é sempre sua. No entanto, é recomendável que o seu site seja de qualidade desde o início. Mais tarde você pode economizar nos custos e nas atividades realizadas.

Desvantagens de criar um site gratuito

Para muitas empresas pequenas ou recém-criadas, a ideia de ter um site está com elas desde o início. Alguns se concentram no desenvolvimento web de qualidade, que é o mais recomendado.

  • Outros acham que basta criar um site gratuito e que graças a ele estarão presentes na web. Se você for um dos últimos, provavelmente está errado.
  • Não é suficiente criar um site em qualquer plataforma gratuita e carregá-lo na internet. É preciso trabalhar constantemente para melhorá-lo.
  • As mudanças são constantes. Em muitos casos, jornais. Um site gratuito pode não ser suficiente.
  • As plataformas que oferecem uma página gratuita o fazem pensando que, mais tarde, você utilizará seus serviços premium.
  • Se você não tem um bom conhecimento do setor, é melhor consultar especialistas antes de começar a trabalhar.
  • As empresas que oferecem serviços gratuitos para o desenvolvimento do seu portal tentarão obter alguns benefícios.
  • Incluirão publicidade no seu site, dando-lhe uma imagem menos séria.
  • Além disso, ao desenvolver um site gratuito, muitas vezes você não pensa em comprar um domínio e hospedar espaço de armazenamento.
  • Ambos são essenciais para ter um espaço de internet de qualidade, por isso é necessário adquiri-los o mais rápido possível.

As principais desvantagens de desenvolver um site gratuito

O espaço de armazenamento é muito limitado. Um site gratuito não poderá fornecer muito espaço em seu servidor. Como sugerido anteriormente, nosso conselho é comprar hospedagem se você planeja construir um site. Tudo será salvo.

Você não terá seu próprio domínio

Quando você cria um site gratuito, a plataforma oferece uma URL longa ou subdomínio com o nome do provedor. Não é fácil lembrar, será um obstáculo para que os usuários encontrem você. Esse domínio nunca será seu, ele pertence à plataforma e, se algum dia desaparecer, seu site gratuito virará fumaça.

Assim como recomendamos a compra de hospedagem, faça-o também para o seu domínio. O custo de manutenção não é excessivo e será seu a partir de então. Nem todos os domínios em que você pensou podem estar disponíveis. Você deve pensar em vários URLs possíveis, caso um já tenha sido comprado por outra empresa ou usuário.

Perda de prestígio

Quando um cliente pesquisa seu site, você precisa ter certeza de que tem uma boa imagem. Com uma página gratuita é complicado. Os projetos costumam ser pobres e pouco profissionais. Além disso, se você mesmo criou o site sem ser um especialista, imagine o resultado de fora. Você tem que consultar profissionais. Eles também poderão informar o preço de criação do seu site. Talvez o custo aumente um pouco no começo, mas o resultado será bem melhor.

Uma classificação ruim que não ajudará a melhorar o SEO nos mecanismos de pesquisa. Os sites criados em plataformas gratuitas geralmente não aparecem nas primeiras páginas dos rankings dos mecanismos de busca. Principalmente no Google. Isso ajudará a expandir seus negócios. Basta pensar que, quando uma pessoa pesquisa na Internet, geralmente para nós primeiros resultados que aparecem. Se sua empresa não estiver lá, isso é um retrocesso.

As funções são muito limitadas

Você será capaz de criar um espaço online básico muito simples. Para melhorá-lo, você será forçado a contratar algum pacote premium ou algo semelhante por uma taxa. Os modelos gratuitos não têm muito valor e você deve passar sem eles. Não haverá serviço técnico que tratará de possíveis problemas.

Será de sua inteira responsabilidade e você terá que se esforçar para resolver quaisquer dificuldades ou erros que tenha cometido ao desenvolver este espaço web gratuito. Ao não adquirir um domínio e hospedagem, você não poderá criar um e-mail comercial. Você pode fazer isso, mas em plataformas gratuitas como Hotmail ou Yahoo. Isso não oferece a seriedade que uma empresa exige.

Você nunca será capaz de criar um e-commerce

Que fique claro que um site gratuito não serve como plataforma de compra e venda de produtos. Esse tipo de empresa de comércio eletrônico precisa de uma página com boa usabilidade, qualidade, design detalhado e muito trabalho para estar sempre bem posicionada. Com um site gratuito, você não pode obter tudo isso.

Conclusão

Resumindo, se está a pensar criar um site empresarial ou e-commerce, aproveite a possibilidade de fazer da cabeça um site gratuito. No final das contas, ele trará a você mais problemas do que soluções. Além disso, pode acontecer que, durante a noite, o seu site desapareça sem que você perceba.